Maker/Robótica

A metodologia da Maker/Robótica oferecida em nosso colégio (4º ano ao 9º ano Ensino Fundamental II) tem como base o conceito STEAM “Science, Technology, Engineering, Arts, Mathematics” que vem de encontro com os principais preceitos da educação 4.0, permitindo que os alunos resolvam problemas, através do trabalho colaborativo e como protagonistas de seu aprendizado. Em todas as aulas os alunos exploram uma temática, veem curiosidades sobre o tema abordado, partem para a criação com os kits de robótica educacional e testam o que foi estudado em um desafio final.

A Maker Brasil, empresa parceira trabalha com kits de Robótica diferenciados para cada faixa etária, com o intuito de proporcionar novidades para as aulas. Nas apostilas há um QRCode que levará o aluno para um guia de montagem. Após as construções serem realizadas é feita a programação através do computador e um software de programação, gerando movimentação, sons e luzes para os robôs. Participamos de Torneios internos da Maker Brasil e também de Torneios Regionais, Nacionais e Internacionais.

Xadrez

Projeto em funcionamento desde 2013, o Xadrez integra o diferenciado currículo do Colégio Santa Izildinha. Essa arte milenar tem sido utilizada como uma poderosa ferramenta no processo de ensino-aprendizagem, pois desenvolvem habilidades sociais que permearão pela vida. Valores como responsabilidade, respeito, autocontrole,  humildade,  resiliência e disciplina.

Diversos tipos de pensamento são estimulados : o pensamento abstrato,  hipotético,  lógico e criativo. O xadrez é um jogo que promove muitos desafios à cognição do educando e resulta em avanços em todas as áreas do conhecimento.

O Colégio Santa Izildinha tem um enorme orgulho  desse projeto que tanto contribui para a formação dos nossos alunos e consequentemente gera satisfação à toda comunidade escolar.

Libras

O Colégio Santa Izildinha busca acolher as diferenças, entendê-las como características e incluí-las ao cotidiano. Por valorizar essas questões básicas e fundamentais ao desenvolvimento dos educandos é possível perceber que o papel da língua de sinais vai além da sua importância para o desenvolvimento do surdo, pois o seu uso por toda comunidade escolar promove a comunicação e interação entre surdos e ouvintes.

Desde 2013 o Projeto LIBRAS tem sido utilizado como ferramenta eficaz no processo de construção do conhecimento por meio do qual faz intersecções com as mais diferentes áreas do saber. Sob a responsabilidade do Professor Jhonny e amparado por toda a equipe docente, o projeto é um grande sucesso entre pais e alunos.

Arte e Musicalização

A importância da arte na formação do indivíduo

O Colégio Santa Izildinha reconhece e valoriza todos os tipos de saberes e entende que a linguagem das artes amplia a percepção e a cognição do indivíduo em formação.
Por essa razão oferecemos a musicalização como ferramenta importante para estimular a ludicidade, socialização, coordenação motora, velocidade de raciocínio,  concentração , percepção sonora, comunicação e expressão.
Somos conscientes que ao explorarmos som, ritmo, melodia e movimento um mundo novo se abre e um conjunto de habilidades são estimuladas. Desenvolve-se além das competências artísticas, pois é possível promover uma viagem sensorial interior e encontrar novas vocações.

LIV e Meditação

Depoimentos de um Pai

O LIV chegou no Colégio no momento em que as crianças, nós pais e acredito que os profissionais da instituição também, mais precisavam.

Para algumas crianças a dificuldade em falar e até expressar sentimentos já existia e o momento  pandêmico, com o isolamento tornou isso mais difícil para elas. A oportunidade que o LIV traz em aprender a lidar com as emoções, as perdas, respeitar os sentimentos, além de olhar os outros indivíduos com empatia é incrível.

As atividades propostas para família são os momentos de aprendizado e diversão muitas vezes que nos faz conhecer um pouco mais nossas filhas e elas a nós. Sem dúvida, esses momentos vividos ficarão registrados em suas memórias para sempre.

O Professor Jonny e o LIV desempenham um papel fundamental na vida das minhas meninas, pois através das atividades propostas, podemos juntos vivenciar experiências únicas e com isso conseguimos notar a evolução emocional delas. Somos gratos pela parceria LIV / professor / pais e escolha que fizemos pelo Colégio Santa Izildinha.

LIV – da Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental II, todos os nossos alunos desenvolvem essa disciplina. A partir da criação de um pilar socioemocional, o LIV promove uma nova linguagem que tem como centro reflexão e o questionamento, não existindo somente respostas “corretas” ou “esperadas” e, sim, o debate e a escuta.

As aulas do programa LIV ocorrem uma vez por semana na grade curricular e alcançam toda a comunidade escolar por meio de propostas e materiais pensados para alunos, professores e famílias, com um currículo desenvolvido levando em conta as particularidades de cada faixa etária

Piscina e atividades complementares esportivas

A Sports e Cia coordena esse espaço e conta com o trabalho de profissionais altamente qualificados, se associa com a tradição do Santa Izildinha ao disponibilizar serviços diversificados e um programa de descontos para alunos.